Telefone Cemig: SAC, WhatsApp, RECLAMAÇÃO, E-mail

Confira o telefone da Cemig por meio deste artigo. Além disso, aproveite e veja outras formas que tem de entrar em contato com essa empresa. Saiba também outros conteúdos sobre a Cemig, como agendar horário, tirar segunda via, etc.

A Companhia Energética de Minas Gerais S.A. mais conhecida pela sigla CEMIG é uma das maiores concessionárias de energia elétrica que existe no Brasil. Essa empresa possui sede na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais.

Qual é o número para falar com a Cemig?

O slogan da Cemig é: Cemig, a melhor energia do Brasil. E, realmente, quando se fala de energia elétrica logo lembramos dessa empresa, pois é uma das que mais se destaca nesse setor no país e está presente em várias residências brasileiras.

O canal de atendimento ao consumidor da Cemig é implementado de várias formas como WhatsApp, e-mail, canal telefônico, entre outros. Portanto, se deseja entrar em contato com essa empresa, então saiba que logo abaixo vamos mostrar todas as formas que tem de fazer isso.

1- Qual é o telefone Cemig?

  • 0800 721 0116 – Número do SAC da Cemig para ligações de outros estados;
  • 116 – Número do SAC da Cemig para quem ligações feitas de Minas Gerais;
  • 0800 723 8007 – Número do SAC da Cemig para deficientes auditivos.

Esses são os telefones para entrar em contato com a Cemig. Por meio de ligação o contato com essa empresa é mais rápido e eficiente, portanto, se precisa se comunicar com a Cemig o melhor jeito de fazer isso é por contato telefônico.

Os números citados todos fazem parte do SAC da Cemig que é o Serviço de Atendimento ao Consumidor. Caso não saiba, o SAC é a forma direta de comunicação entre o cliente e a empresa, por meio dele tem como tirar dúvidas e resolver problemas.

2- Qual é o WhatsApp da Cemig?

Nos dias atuais o WhatsApp é o principal meio de comunicação entre as pessoas. Por meio dele tem como mandar mensagens de texto, enviar fotos e vídeos, mandar figurinhas, documentos em PDF e ainda é possível fazer ligações de áudio e vídeo de forma gratuita.

A Cemig é uma empresa que preza muito pelo bom atendimento dos seus clientes e por isso disponibiliza um número para contato por meio desse aplicativo. Saiba que o número do WhatsApp da Cemig é: 11 3506-1160.

3- Qual o telefone da Ouvidoria da Cemig?

  • 0800 728 3838

A ouvidoria é a última forma do cliente tentar resolver seu problema diretamente com a empresa. Quem procura ajuda da ouvidoria precisa primeiro ter tentado solucionar sua questão com o SAC da empresa, e só se não tiver conseguido uma solução eficiente que pode acionar a ouvidoria.

4- Qual é o e-mail da Cemig?

Pensando sempre no melhor atendimento aos seus clientes, a Cemig disponibiliza também um e-mail para contato. Mas, é importante ressaltar que por esse meio o retorno da Cemig pode ser um pouco mais demorado. De qualquer forma o e-mail da Cemig é: energiacemig@cemig.com.br

5- Como falar com um atendente Cemig?

Como podemos ver é possível falar com um atendente Cemig de várias formas, pelo WhatsApp, e-mail ou por meio de ligação. Portanto, cabe a você escolher a forma que mais te agrada para entrar em contato com um atendente da Cemig.

De qualquer maneira, saiba que todos esses meios que a Cemig disponibiliza para contato são muito eficiente. A Cemig tem uma equipe de atendentes especializada que consegue solucionar todas as questões dos clientes de forma eficaz.

Logo nova da Cemig

Como agendar horário na Cemig?

Pensando na segurança e comodidade dos clientes, a Cemig permite o agendar o atendimento de forma presencial ou por vídeo online. Para o atendimento presencial, o agendamento não é obrigatório. Mas, é recomendado, pois, é uma forma de reduzir o  tempo de espera em que será atendido.

Confira os passos para agendar o atendimento presencial ou por vídeo atendimento:

  • Acesse o site da Cemig;
  • Preencha os dados de contato solicitados;
  • Clique na opção “Não sou um robô” e depois toque em “Enviar”;
  • Agora vai chegar um e-mail com um link para dar prosseguimento ao agendamento;
  • Entre no seu e-mail, toque no link enviado para prosseguir com a solicitação;
  • Ao acessar o link você vai ser direcionado a um formulário para o agendamento;
  • Escolha a cidade que deseja atendimento, caso queira que o atendimento seja presencial ou então toque em vídeo atendimento se quiser ser atendido online;
  • Em seguida toque na opção agendar atendimento;
  • Selecione o dia e horário e confirme;
  • Feito isso você vai receber um e-mail com todas as informações para o atendimento;
  • Depois é só comparecer à agencia no dia e horário marcado com o número do agendamento.

Como tirar segunda via da Cemig?

É possível tirar a segunda via da conta da Cemig através do WhatsApp, Cemig Atende Web, Aplicativo Cemig Atende, Telegram ou Cemig Bot. Confira agora como tirar a segunda via pelo Cemig Atende Web:

  • Entre no site do Cemig Atende;
  • Faça o login e selecione a opção Segunda Via;
  • Agora será possível ver a sua conta de energia em aberto e vai ter a opção de enviar ela para seu e-mail ou fazer download em PDF, é só escolher a opção que prefere;
  • Se não estiver cadastrado no site, é preciso criar um login com os dados do titular da conta e os dados presentes na conta de energia.

Veja agora o passo a passo de como tirar a segunda via da Cemig pelo WhatsApp:

  • Mande uma mensagem para o número (31) 3506-1160;
  • Você vai receber uma resposta automática com opções. Digite o número 2 para a opção Meus débitos;
  • Depois, digite o número do CPF do titular da conta ou número do cliente;
  • O sistema então vai responder com seu nome, sua segunda via de conta de energia em aberto em PDF e também o código de barras para pagar a conta.

Aplicativo Cemig

A Cemig tem um aplicativo chamado Cemig Atende que está disponível para celulares Android e iOS. Por meio dele os clientes conseguem falar com atendente, tirar segunda via de conta e muito mais.

Redes Sociais Cemig

A Cemig está presente também nas redes sociais, como no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Como fazer reclamações contra empresas

Se já tentou encontrar uma solução eficiente com o SAC e a ouvidoria da empresa e não conseguiu uma resposta efetiva, então saiba que você pode recorrer a um dos canais que vamos mencionar logo abaixo.

Procon

O Procon é um órgão vinculado aos governos municipais e estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Toda pessoa física ou jurídica pode recorrer ao Procon para fazer reclamações. Atualmente, a maioria dos Procons estão presentes com sistemas próprios na internet, inclusive, o Procon de São Paulo é um deles.

Para fazer uma reclamação no Procon é só ir presencialmente nos postos de atendimento que estão disponíveis na maioria das cidades brasileiras ou então acessar o site, caso o Procon da sua localidade esteja presente na web. Fique sabendo que não há cobranças de taxas para esse auxílio.

Portanto, o intuito principal do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) é proteger e defender os direitos e interesses dos consumidores. Ele é responsável por auxiliar a intervir conflitos entre os consumidores e as empresas de forma a tentar solucionar todas as questões.

consumidor.gov.br

O consumidor.gov.br é um serviço público monitorado pela Secretaria Nacional do Consumidor, o Senacon. Esse serviço permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. Atualmente, cerca de 80% das reclamações registradas nesse site são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas dos consumidores em um prazo de cerca de sete dias.

Portanto, essa plataforma possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma prática e sem burocracia. Então, caso tenha se sentido lesado de alguma forma, confira se a empresa está na lista de participantes do projeto, e se tiver é só postar a reclamação. A empresa tem até dez dias para conferir e responder o consumidor.

Reclame Aqui

O Reclame Aqui é um site de reclamações muito eficiente, que oferece serviço gratuito tanto para os consumidores postarem suas insatisfações, quanto para as empresas responderem a elas. Por meio dessa plataforma os consumidores podem fazer reclamações sobre atendimento, produtos, serviços, venda, compra, etc.

A plataforma do Reclame Aqui é muito eficiente para os consumidores, e para fazer uma reclamação nesse site é só fazer o cadastro com seus dados pessoais e depois mandar a sua reclamação. Porém, antes da reclamação ser postada ela é analisada pela plataforma, pois o site possui algumas regras e não permite conteúdo ofensivo.

Geralmente, boa parte das empresas tentam resolver os problemas dos seus clientes expostos no site. Isso porque o Reclame Aqui é um site público, onde todas as pessoas tem acesso e podem conferir as avaliações e reclamações contra as empresas. Se uma empresa não tem uma boa avaliação no site, então ela não é considerada confiável pelos clientes.

Atualmente, praticamente todas as pessoas conhecem o Reclame Aqui, e ele está sendo muito eficiente para diversos usuários da plataforma. Através dessa plataforma é possível verificar se uma empresa é ou não confiável para se adquirir algum produto ou serviço.

proteste.org.br

A Proteste é uma associação que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros. Ela é a maior associação de consumidores da América Latina. A Protese é uma associação sem fins lucrativos que apoia os brasileiros em suas escolhas diárias de compras e contratação de serviços. Ela está há mais de 18 anos no Brasil, fornecendo sempre as melhores soluções de consumo para a população.

A principal missão da Protese é promover o equilíbrio entre consumidores, fornecedores e órgãos reguladores, contribuindo para o aprimoramento das relações de consumo na sociedade. Essa empresa é especializada em testes de qualidade, avaliações de produtos e comparação de produtos e serviços, onde o foco principal é ajudar os consumidores a lutarem por seus direitos.

Para obter auxilio da Protese, então é só entrar em contato com essa empresa pelo site ou telefone e relatar o seu problema. Saiba que a Protese vai te orientar de forma detalhada como proceder de maneira a resolver os problemas. Quem é associado, a própria Protese consegue atuar com profissionais especializados.

Defensoria pública

Também é possível buscar ajuda junto de um defensor público. A defensoria pública oferece assistência jurídica integral e gratuita, ela é uma instituição essencial à função jurisdicional do estado, incubindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados.

Juizado especial

É possível recorrer a um juizado especial para resolver um problema em uma relação de consumo. Para isso, o consumidor pode entrar com uma reclamação em um juizado especial civil, que são específicos dos tribunais de justiça de cada estado, praticamente todas as pessoas tem acesso a esse recurso.

As reclamações podem ser realizadas em escrito, com cópias de alguns documentos como identidade, CPF, comprovante de residência, nota fiscal, boleto, entre outros recursos que comprovem o processo. Os juizados especiais tentam resolver os processos por meio de audiências de conciliação.

Diferença entre SAC e Ouvidoria

Existem diferentes formas de se comunicar com uma empresa, mas isso é algo individual, pois as empresas podem disponibilizar canais de comunicação diferentes para os clientes entrarem em contato. Inclusive, algumas empresas deixam em evidência esses meios de comunicação, enquanto outras deixam mais ocultos esses meios de contato.

Normalmente, a maioria das empresas utilizam o SAC e a ouvidoria como canais de comunicação. Mas, muitas pessoas acabam confundido esses meios de contato e é importante deixar claro que eles tem diferenças, e a principal delas é o tipo de atendimento realizado em cada um.

A diferença entre SAC e ouvidoria está em como cada um desses meios atende chamados dos clientes. Enquanto o SAC atende principalmente dúvidas, solicitações e reclamações, a ouvidoria já é a última instância de atendimento que o cliente pode recorrer, é um canal aberto para solucionar conflitos entre os interesses do cliente e da empresa. Um cliente que recorre a ouvidoria, provavelmente já tentou resolver o seu problema pelo SAC.

O que é Ouvidoria?

A ouvidoria é um espaço que funciona como uma ligação entre a população e as empresas. Esse é um serviço aberto ao público para escutar as denúncias, sugestões, reivindicações, reclamações e para tentar resolver questões que não conseguiram ser solucionadas pelos outros meios de contato.

Portanto, de forma resumida, a ouvidoria nada mais é do que um setor da empresa designado a ouvir o cliente, como o próprio nome já diz. Porém, ao contrário do SAC ele não serve para o primeiro contato. A ouvidoria é o meio de comunicação que tem foco específico na solução dos problemas que não foram resolvidos pelos meios tradicionais de comunicação.

A ouvidoria é a última instância de resolução com uma empresa, que só deve ser acionada quando todos os outros departamentos falharem no quesito de deixar o consumidor satisfeito. Portanto, a última tentativa do cliente resolver um problema diretamente com uma empresa é pela ouvidoria.

O que é SAC

O SAC é um meio de comunicação direto entre cliente e empresa para solucionar problemas, tirar dúvidas, fazer reclamações e propor melhorias. Inclusive, o SAC é responsável por mediar conflitos e fortalecer o relacionamento com o consumidor, o que é algo muito importante.

SAC significa Serviço de Atendimento ao Consumidor. Esse canal de comunicação tem o intuito de ser um recurso voltado a estabelecer contato direto entre clientes e empresas, através de canais de comunicação e informação. Ele pode ser usado pelo consumidor para tirar dúvidas, fazer reclamações, solicitar informações, etc.

Algumas empresas de certos segmentos precisam obrigatoriamente possuir SAC, pois é regulamentado por lei. Portanto, o SAC é o meio de contato direto entre o cliente e a empresa e ele deve ser o primeiro canal de atendimento que um cliente deve recorrer quando precisa falar com uma empresa.

Qual a diferença entre SAC e Ouvidoria

O Serviço de Atendimento ao Consumidor mais conhecido como SAC e a ouvidoria são dois canais de comunicação muito importantes para garantir que os consumidores tenham acesso a uma empresa, seja para elogiar, reclamar, tirar dúvidas, enviar sugestões, etc.

Mesmo que pareçam similares de primeiro instante, o SAC e a ouvidoria são canais diferentes. O SAC foca principalmente em atender problemas rotineiros, atuando de forma corretiva e operacional. Já a ouvidoria trata de problemas excepcionais, atuando de forma estratégica.

Portanto, a diferença entre SAC e ouvidoria é bem simples de compreender. O SAC atende chamados dos clientes em relação a dúvidas, solicitações e reclamações e é o contato direto entre consumidor e empresa. A ouvidoria é a última instância de atendimento, sendo um canal para solucionar conflitos entre a empresa e o cliente, para acionar a ouvidoria o ideal é que o cliente já tenha tentado resolver a sua questão diretamente com o SAC.

Para quem recorrer?

Essa é uma dúvida muito comum, para quem recorrer: SAC ou ouvidoria? E isso vai depender de vários fatores, como: se vai ser o primeiro contato do cliente com a empresa, se ele já recorreu a outros meios de contato da empresa e não conseguiu uma solução eficiente, entre outros.

Saiba que o primeiro contato que um cliente deve ter com uma empresa é pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). O cliente só pode acionar a ouvidoria como última tentativa de solucionar o seu problema diretamente com a empresa, antes de recorrer a meios superiores.

Portanto, primeiro o cliente deve entrar em contato com a empresa pelo SAC, e somente se ele não conseguir resolver a sua questão por esse canal de atendimento que ele deve recorrer a ouvidoria. A ouvidoria deve ser a última alternativa para tentar solucionar um problema direto com uma empresa, caso o cliente não tenha encontrado solução eficiente pelos outros meios de contato, como é o caso do Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Sobre o Código de Defesa do Consumidor

Existe uma legislação brasileira que garante a proteção dos consumidores defendendo os direitos deles em relação às práticas erradas do mercado. Por isso, é essencial conhecer esses direitos, pois é uma maneira de exercer a cidadania e também de melhorar os serviços e produtos do mercado.

O Código de Defesa do Consumidor nada mais é do que uma lei que trata das relações de consumo em todos os setores: civil, definindo as responsabilidades e os mecanismos para a reparação de danos causados; administrativa, definindo os mecanismos para o poder público atuar nas relações de consumo; e penal, determinando novos tipos de crimes e as punições para eles.

Até o início da década de 90 não existia o Código de Defesa do Consumidor, quando surgiu a lei as relações de consumo tiveram um grande avanço, se tornando um marco na defesa dos direitos dos consumidores. A lei garante ao consumidor mecanismos para exercer a sua cidadania e também entender sobre os direitos é essencial para evitar prejuízos.

Direitos básicos do consumidor

Os direitos básicos do consumidor estão contidos no artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor, onde estão definidos as normas de proteção e defesa ao consumidor, englobando uma lista básica para que o consumidor conviva no mercado com dignidade. Confira quais são os direitos básicos do consumidor:

  • Direito à vida, saúde e segurança;
  • Direito à educação, liberdade de escolha e informação adequada;
  • Direito à proteção contratual;
  • Direito à proteção contra publicidade enganosa e abusiva;
  • Direito à prevenção e reparação de danos;
  • Direito à facilitação de acesso a justiça;
  • Direito ao serviço público eficaz.

Direitos do Consumidor em devolução

O Código de Defesa do Consumidor comanda as relações de consumo, e nele está estabelecido que as trocas devem ocorrer quando a mercadoria tiver algum tipo de problemas ou defeitos, de acordo com os artigos 18 e 26 do CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Além disso, quando acontece divergências entre o produto mostrado e o que foi comprado as empresas também precisam aceitar a devolução. O consumidor também possui o direito de desistir da mercadoria ou do serviço adquirido no prazo de sete dias.

E a lei determina que, em caso de defeito, o consumidor pode reclamar no prazo de até trinta dias se for uma mercadoria não durável e até noventa dias se for uma mercadoria ou serviço durável. Sendo assim, as empresas precisam recolher a mercadoria para o devido conserto, e a devolução precisa acontecer no prazo de trinta dias.

Caso não aconteça dentro desse prazo, o consumidor tem algumas opções, são elas: receber outro item, receber a restituição do valor pago ou então ele pode ter o abatimento do valor, se escolher ficar com a mercadoria. Além disso, o consumidor tem o direito de arrependimento que é válido para produtos que não estejam danificados.

O cliente recorre ao direito de arrependimento geralmente porque adquiriu um item que não agrada ou não serve, sendo assim, é possível pedir a devolução ou a troca. De qualquer forma, é essencial ter em mãos a nota fiscal do produto adquirido para facilitar no processo de devolução.

Direitos do Consumidor em compras pela internet

Confira agora os direitos do consumidor em compras pela internet e saiba mais sobre um pouco de cada um desses direitos:

  • Direito de acesso às informações da empresa: De acordo com um decreto mais conhecido como Lei do E-commerce, as empresas do comércio eletrônico são obrigadas a deixar dados como nome empresarial, número do CNPJ, endereço físico e eletrônico, informações para contato e localização tudo em destaque.
  • Direito de acesso a informações claras sobre o produto: É obrigação da empresa deixar de forma clara todas as informações e condições dos produtos oferecidos.
  • Direito de arrependimento de até sete dias: Quando uma compra é feita fora do estabelecimento comercial, o consumidor possui o direito de desistir do negócio em até sete dias úteis. E, o consumidor não pode ter custo algum e nem precisa dar justificativa dentro desse prazo. Os sete dias são contados a partir do recebimento do produto ou assinatura do contrato.
  • Direito à devolução e troca: Depois dos sete dias do direito de arrependimento, o consumidor ainda pode devolver ou trocar um produto sem custo se ele apresentar algum tipo de imperfeição, dano, problema ou defeito.
  • Direito à garantia: Além da garantia legal, também existem outros dois tipos de garantias oferecidos no mercado que é a garantia contratual e a garantia estendida.
  • Direito ao cumprimento da oferta: O CDC determina que toda oferta apresentada pela empresa precisa ser obrigatoriamente cumprida, isso vale para e-mails, anúncios no site, etc.
  • Direito à transparência na propaganda: Propaganda enganosa é proibida, tanto para empresas no comércio físico quanto online.
  • Direito de ser atendido com eficiência: Toda empresa precisa contar com uma boa central de atendimento. Inclusive, o e-commerce deve resolver a demanda de seus clientes no prazo de cinco dias.
  • Direito à segurança no pagamento e tratamento de dados: As lojas online precisam ter políticas de privacidade e proteção de dados claras, para garantir que as informações dos consumidores estejam seguras.

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