Solicitar Uber com Cadeirinha de Bebê – 5 Fatos

Veja agora 5 fatos sobre solicitar Uber com cadeirinha de bebê, leia nosso artigo e entenda como faz para solicitar um Uber com menores de idade, é muito importante entender como funciona.

Tem como pedir Uber com cadeirinha, é bom deixar claro, mas não existe uma categoria “Uber Baby”, muito menos uma opção para bebê conforto, o jeito é conversar. Entenda melhor a seguir…

1- Como solicitar Uber com cadeirinha de bebê?

A dica é falar com o motorista assim que a corrida for aceita. Mande uma mensagem no inbox dizendo que tem uma criança menor de idade e precisa da cadeirinha de bebê ou que vai levar uma com você.

Aguarde a resposta do motorista, alguns vão recusar na hora a corrida, mas é melhor ser recusado antes do motorista chegar, ao invés de ser dispensado ao vivo, ou mesmo fazer a corrida com uma pessoa sem vontade.

Solicitar Uber com Cadeirinha de Bebê

Por outro lado, vários motoristas carregam cadeirinha de bebê no porta malas e sempre que o passageiro precisa, eles montam no banco de trás. Vale mais um lembrete: A maioria dos motoristas que tem a cadeirinha, fazem parte do Uber Black.

2- Motorista Uber é obrigado levar criança sem cadeirinha?

Não! Pelo contrário, o motorista Uber tem total direito de rejeitar passageiros menor de idade que não tenha cadeirinha de bebê. Quer saber o motivo? Veja:

Informativo para Motoristas Uber sobre menor de idade
Circular SUSEP 302/2005

Condutores que forem flagrados transportando crianças até 7 anos e meio fora dos dispositivos de retenção serão multados. 7 pontos na carteira e multa de R$293,47.

O que diz a Uber sobre cadeirinha de bebê: Se você não tem “cadeirinha” informa ao passageiro que outro parceiro poderá atendê-lo. Aguarde no local até a chegada deste.

Seguro App: Seguro App não sobre morte para menores de 14 anos.

Conclusão: O condutor é o único responsável, inclusive em caso de acidente e lesão aos passageiros. Por isso, os motoristas de aplicativos tem total direito de recusar, pois correm um risco que nenhum taxista corre.

E infelizmente, nenhum aplicativo particular lançou uma opção ou categoria que tivesse uma opção com cadeirinha de bebê. O que é um erro muito grande, visto que milhares de crianças com menos de 7 anos pega este tipo de transporte.

3- O que diz a lei? Quais as regras?

Conforme Resolução 277 do Contran:

  • Criança pequena e/ou de colo não pode andar sem cadeirinha em carro particular.
  • Chame um táxi. Eles são isentos pois são considerados transporte público.

Acrescentando:

  • Do nascimento até 13 KG ou até 1 ano de idade no bebê conforto presa de costas para o movimento;
  • De 1 a 4 anos (13 a 18 KG) em cadeirinha de segurança;
  • De 4 a 7 anos e meio em assento de elevação ou “booster”; Acima de 7 anos e meio com cinto de segurança.

4- Posso levar carrinho de bebê no Uber?

Sim! Mas é bom avisar ao motorista antes dele chegar, use o inbox e diga o que está levando. 9 entre 10 vão aceitar, mas existem alguns parceiros Uber que não aceitam, pela demora, bagunça e sujeira.

O que podemos concluir até aqui? O ideal é você mesmo levar o seu objeto, mas caso esteja em viagem e não consiga levar, tente pedir ao Uber, creio que em até 5 tentativas você conseguirá.

Crianças usando cadeirinha de bebê no Uber

Pelo menos essa é a minha experiência andando por São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte. Em outras cidades, principalmente de menor porte, pode ser mais difícil conseguir. Neste caso, a melhor opção seria chamar um Táxi.

5- O que pensa os motoristas

Conversando com motoristas em grupos de WhatsApp e Facebook, o mais recomendado é não levar, pois o risco da multa acaba não compensando, com raras exceções. Quais exceções? Você me pergunta.

Se a corrida for próxima, ou em vias que não tem riscos de ser multado, vale a pena. Caso seja viagens longas, que atravessem a cidade, em horários de pico, o risco é muito grande! E pelo alto valor da multa, acaba não valendo a pena levar o passageiro.

Ao mesmo tempo é muito recomendado pra quem tem em casa, deixar no porta malas e atender ao ser pedido do usuário. Além de ajudar o próximo, vai com certeza ganhar uma excelente nota, uma boa avaliação e ainda pode ganhar uma gorjeta.

Vai cair a lei da cadeirinha?

O presidente Jair Bolsonaro vem querendo mexer bastante nas leis de trânsito. Já tem alguns projetos em andamentos, são eles:

Segundo o presidente, a intenção é não multar os motoristas que não estejam usando cadeirinha de bebê. Vai proibir? Obviamente que não, mas cada um sabe o que é melhor, o motorista será sempre o responsável, assumindo total responsabilidade pelo menor.

Essa seria mais um lei fundamental para os motoristas do Uber. Visto que apenas os taxistas são isentos de usar a cadeirinha, com essa lei todos os motoristas da Uber seriam beneficiados, além de todos os motoristas brasileiros.

Conclusão

Se você é passageiro Uber, saiba que é possível levar seu filho menor de idade com cadeirinha no Uber! Muitas vezes, ela não sendo sua. Basta conversar e ter paciência que você consegue.

E se não conseguir, perceba que a melhor opção é chamar um Táxi, pois os aplicativos particulares correm o risco de serem multados e até ser responsabilizados em caso de acidentes.

Aos motoristas Uber, o que descobrimos nessa reportagem é que não é bom levar caso não tenha.o aparelho, caso você ou o passageiro tenha, é bom levar. Não só pelo dinheiro ganho na corrida, mas também por ajudar o próximo.

3 comentários em “Solicitar Uber com Cadeirinha de Bebê – 5 Fatos”

  1. Moro em Belém, sou motorista de aplicativo. Ando com um assento na parte de traz do carro para crianças de 4 à 7 anos, nunca se sabe a hora que vamos precisar dela. E nao sou notorista Uber Black. O táxi é o único transporte que não precisa fazer uso!
    O taxisista não é de ferro, é um ser humano parecido com todos os motoristas de aplicativo. Em caso de acidente ele nao vai conseguir fazer nada pelos passageiros. Conversando com um agente de trânsito, o mesmo disse que essa lei é antiga e não tem como voltar atrás. Infelizmente. Enquanto isso vamos usar caderinha ou dizer não para passageiro com criança. Agora quem cancelar corrida pode ser multado! É uma lei que um político quer colocar. Espero que não dê certo! Tem que banir esses valores de 5,00 reais. Tem que ser o menor valor de 7,00 reais para viagens curtas. Pq utilizamos ar condicionado ligado e gasta, principalmente quando tem engarrafamento. E a maioria dos passageiros que eu pego diz que é muito barato e que deveria ser um pouco mas justas. 70% dois meus passageiro relatam isso. Em Fim!

  2. Só tenho um pensamento estou com um filho doente no upa por exemplo,não posso chamar um Uber ,por não ter cadeirinha,mas como estaria carregando uma cadeirinha junto comigo? Agora se é liberado para táxi,deveria ser para Uber, é um risco que vamos correr.mas um opção de emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *