Veja agora 5 fatos sobre solicitar Uber com cadeirinha de bebê, leia nosso artigo e entenda como faz para solicitar um Uber com menores de idade, é muito importante entender como funciona.
Tem como pedir Uber com cadeirinha, é bom deixar claro, mas não existe uma categoria “Uber Baby”, muito menos uma opção para bebê conforto, o jeito é conversar. Entenda melhor a seguir…
1- Como solicitar Uber com cadeirinha de bebê?
A dica é falar com o motorista assim que a corrida for aceita. Mande uma mensagem no inbox dizendo que tem uma criança menor de idade e precisa da cadeirinha de bebê ou que vai levar uma com você.
Aguarde a resposta do motorista, alguns vão recusar na hora a corrida, mas é melhor ser recusado antes do motorista chegar, ao invés de ser dispensado ao vivo, ou mesmo fazer a corrida com uma pessoa sem vontade.
Por outro lado, vários motoristas carregam cadeirinha de bebê no porta malas e sempre que o passageiro precisa, eles montam no banco de trás. Vale mais um lembrete: A maioria dos motoristas que tem a cadeirinha, fazem parte do Uber Black.
2- Motorista Uber é obrigado levar criança sem cadeirinha?
Não! Pelo contrário, o motorista Uber tem total direito de rejeitar passageiros menor de idade que não tenha cadeirinha de bebê. Quer saber o motivo? Veja:

Condutores que forem flagrados transportando crianças até 7 anos e meio fora dos dispositivos de retenção serão multados. 7 pontos na carteira e multa de R$293,47.
O que diz a Uber sobre cadeirinha de bebê: Se você não tem “cadeirinha” informa ao passageiro que outro parceiro poderá atendê-lo. Aguarde no local até a chegada deste.
Seguro App: Seguro App não sobre morte para menores de 14 anos.
Conclusão: O condutor é o único responsável, inclusive em caso de acidente e lesão aos passageiros. Por isso, os motoristas de aplicativos tem total direito de recusar, pois correm um risco que nenhum taxista corre.
E infelizmente, nenhum aplicativo particular lançou uma opção ou categoria que tivesse uma opção com cadeirinha de bebê. O que é um erro muito grande, visto que milhares de crianças com menos de 7 anos pega este tipo de transporte.
3- O que diz a lei? Quais as regras?
Conforme Resolução 277 do Contran:
- Criança pequena e/ou de colo não pode andar sem cadeirinha em carro particular.
- Chame um táxi. Eles são isentos pois são considerados transporte público.
Acrescentando:
- Do nascimento até 13 KG ou até 1 ano de idade no bebê conforto presa de costas para o movimento;
- De 1 a 4 anos (13 a 18 KG) em cadeirinha de segurança;
- De 4 a 7 anos e meio em assento de elevação ou “booster”; Acima de 7 anos e meio com cinto de segurança.
4- Posso levar carrinho de bebê no Uber?
Sim! Mas é bom avisar ao motorista antes dele chegar, use o inbox e diga o que está levando. 9 entre 10 vão aceitar, mas existem alguns parceiros Uber que não aceitam, pela demora, bagunça e sujeira.
O que podemos concluir até aqui? O ideal é você mesmo levar o seu objeto, mas caso esteja em viagem e não consiga levar, tente pedir ao Uber, creio que em até 5 tentativas você conseguirá.
Pelo menos essa é a minha experiência andando por São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte. Em outras cidades, principalmente de menor porte, pode ser mais difícil conseguir. Neste caso, a melhor opção seria chamar um Táxi.
5- O que pensa os motoristas
Conversando com motoristas em grupos de WhatsApp e Facebook, o mais recomendado é não levar, pois o risco da multa acaba não compensando, com raras exceções. Quais exceções? Você me pergunta.
Se a corrida for próxima, ou em vias que não tem riscos de ser multado, vale a pena. Caso seja viagens longas, que atravessem a cidade, em horários de pico, o risco é muito grande! E pelo alto valor da multa, acaba não valendo a pena levar o passageiro.
Ao mesmo tempo é muito recomendado pra quem tem em casa, deixar no porta malas e atender ao ser pedido do usuário. Além de ajudar o próximo, vai com certeza ganhar uma excelente nota, uma boa avaliação e ainda pode ganhar uma gorjeta.
Vai cair a lei da cadeirinha?
O presidente Jair Bolsonaro vem querendo mexer bastante nas leis de trânsito. Já tem alguns projetos em andamentos, são eles:
- Governo pretende aumentar para 40 pontos limite para suspensão da CNH;
- Bolsonaro fala em ‘acabar com radares móveis’ nas estradas federais;
- E pra fechar: Bolsonaro volta a defender fim de multa por falta de cadeirinha nos Carros.
Segundo o presidente, a intenção é não multar os motoristas que não estejam usando cadeirinha de bebê. Vai proibir? Obviamente que não, mas cada um sabe o que é melhor, o motorista será sempre o responsável, assumindo total responsabilidade pelo menor.
Essa seria mais um lei fundamental para os motoristas do Uber. Visto que apenas os taxistas são isentos de usar a cadeirinha, com essa lei todos os motoristas da Uber seriam beneficiados, além de todos os motoristas brasileiros.
Conclusão
Se você é passageiro Uber, saiba que é possível levar seu filho menor de idade com cadeirinha no Uber! Muitas vezes, ela não sendo sua. Basta conversar e ter paciência que você consegue.
E se não conseguir, perceba que a melhor opção é chamar um Táxi, pois os aplicativos particulares correm o risco de serem multados e até ser responsabilizados em caso de acidentes.
Aos motoristas Uber, o que descobrimos nessa reportagem é que não é bom levar caso não tenha.o aparelho, caso você ou o passageiro tenha, é bom levar. Não só pelo dinheiro ganho na corrida, mas também por ajudar o próximo.