Quais os tipos de gasolina

Conheça agora quais são os tipos de gasolina que existe e com isso fique por dentro de tudo sobre esse assunto e saiba qual o tipo é melhor para o seu modelo de carro, entenda como cada um funciona no abastecimento dos carros.

Gasolina comum, gasolina aditivada, gasolina premium, gasolina formulada, etanol, etanol aditivado, GNV (Gás Natural Veicular), diesel, diesel S-10, diesel aditivado, diesel premium, esses são os tipos de combustíveis que se encontra em um posto. E por isso hoje vamos explicar tudo sobre os principais combustíveis comercializados.

Gasolina comum

A gasolina comum é derivada do petróleo e é o principal tipo de combustível utilizado nos veículos de todo o Brasil. Esse tipo de combustível tem que ter obrigatoriamente 27% de etanol anidro na sua composição. Ela deve ter detergentes dispersantes em sua composição.

A queima da gasolina lança na atmosfera gases prejudiciais ao meio ambiente e deixa resíduos nas válvulas de admissão do motor, com isso, pode ser que uma hora o motor peça o uso de gasolina aditivada, já que essa sujeira compromete o funcionamento do automóvel e ainda pode resultar em um aumento de consumo.

Gasolina aditivada

Quais os tipos de gasolina

Essa gasolina se trata da gasolina comum com detergentes dispersantes que tem ação de limpeza e aditivos que ajudam a melhorar a lubrificação dos componentes e o desempenho do motor. Esse tipo de gasolina pode ser usado sempre ou somente de vez em quando.

Essa gasolina realiza a limpeza do motor que faz com que gere uma economia de combustível, deixando o carro menos poluente. Por isso é interessante abastecer com a gasolina aditivada a cada três ou quatro tanques em média.

Etanol

O etanol pode ser produzido a partir de muitas fontes vegetais. Mas no Brasil se optou pela cana-de-açúcar que oferece muitas vantagens econômicas e energéticas. Esse combustível encontrado nos postos é hidratado, uma mistura de água e álcool com teor mínimo de etanol de 94,5%.

O etanol tem uma octanagem maior que a gasolina, esse combustível concede um melhor aproveitamento do potencial do motor, porém é consumido bem rápido, por conta do seu menor poder calorífico.

VEJA: Notícias sobre Gasolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *