Posso sacar meu FGTS mesmo trabalhando?

Descubra através deste post se você pode sacar o FGTS mesmo trabalhando, e ainda confira outras informações muito interessantes sobre esse assunto que muitas pessoas tem dúvidas. Então fique ligado e leia este artigo até o final para ficar por dentro de tudo.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma forma de proteção ao trabalhador que for demitido sem justa causa, de acordo com explicação da Caixa Econômica Federal. Além de situações de demissão sem justa causa, o dinheiro do FGTS pode ser acessado de outras maneiras.

É possível sacar o FGTS mesmo se estiver trabalhando?

Através da Medida Provisória 763/2016 não tem mais a exigência de que o trabalhador precisa estar fora do regime do FGTS por três anos suspensos para poder realizar o saque do saldo da conta inativa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Portanto é possível sim sacar o FGTS mesmo se estiver trabalhando.

Por meio da Medida Provisória citada a cima, qualquer trabalhador que possui saldo em conta do FGTS considerada como inativa em 31/12/2015, pode e tem o direito de sacar o valor, mesmo que atualmente esteja trabalhando.

São consideradas contas inativas as contas que são vinculadas a emprego do qual o contrato tenha sido encerrado e que, por causa disso, não recebeu mais depósitos após a data citada a cima.

Posso sacar meu FGTS mesmo trabalhando

Como consultar o saldo do FGTS

Geralmente o Governo divulga o calendário para realizar o saque do FGTS no começo do ano. E o trabalhador pode consultar o saldo do FGTS das seguintes maneiras:

  • Por meio do aplicativo do FGTS que está disponível para celular iOS, Android e Windows Phone;
  • Por meio do site da Caixa dizendo o PIS e a senha, se não tiver senha, é só fazer o cadastro online;
  • Por meio dos terminais de atendimento e agências da Caixa Econômica Federal.

FGTS pode ser usado para comprar lote?

Entenda se o FGTS pode ser usado para comprar lote. Já que essa é uma das dúvidas mais frequentes recebidas, então hoje vamos mostrar se é possível ou não comprar um lote usando o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, então fique atento a este post.

Para quem tinha dúvida sobre essa questão saiba que não é possível usar o FGTS para comprar lote e terrenos. Isso porque o fundo de garantia é utilizado para suprir necessidade de moradia do trabalhador, por isso, quem já tem um imóvel e quer comprar um novo, geralmente não está precisando de moradia e por isso não pode usar o FGTS para comprar um imóvel novo.

A mesma coisa acontece para quem deseja usar esse benefício na comprar de terrenos lotes. Mesmo que a intuição de quem compra um lote seja de construir um imóvel, a compra de um lote não irá ser utilizado necessariamente para a moradia.

Compra de imóveis

Mas não fique triste, pois no meio disso tudo temos uma notícia boa, pois o FGTS pode ser usado para a compra ou construção de imóveis que já estejam em construção.

FGTS pode ser usado para comprar lote

Por exemplo em situações em que a construtora ou incorporadora ainda esteja construindo o imóvel, nesse caso o FGTS pode ser utilizado.

Já para usar o Fundo de Garantia para a construção de um imóvel, o trabalhador tem que contratar um financiamento específico para esse caso.

Pois o dinheiro do fundo de garantia vai ser liberado ao agente financeiro que vai manter os recursos sob controle, conforme o cronograma da obra. Para a utilização do FGTS nesse caso, o trabalhador já tem que ser o dono do terreno.

Então agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, aproveite para investir bem no seu fundo de garantia e fazer um bom investimento com o mesmo.