O que acontece se o aposentado não votar?

Veja o que acontece se o aposentado não votar, se ele não justificar, confira também se o idoso precisa fazer o recadastramento biométrico, tudo isso e muito mais. Então fique atento a este post para ficar por dentro de muitas informações importantes.

Muitas pessoas tem dúvida sobre essa questão de votação, o que acontece se não votar, até que idade é obrigado votar, se aposentado precisa votar e outras questões. E por isso criamos esse post, com isso logo abaixo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

O que acontece se o aposentado não votar e não justificar

Não é questão de ser aposentado ou não. As pessoas que são alfabetizadas e são maiores de 18 e menores de 70 anos, são, por lei, obrigados a votar. O voto não é obrigatório para os analfabetos, para os idosos maiores de 70 anos, para os maiores de 16 e menores de 18 anos.

O que acontece se o aposentado não votar

Portanto se o aposentado está em perfeitas condições e tem menos de 70 anos, se ele não votar e nem justificar, ele vai ter que pagar uma multa, e o valor é definido por um juiz eleitoral. Agora se o eleitor estiver doente ou impossibilitado de votar, ele deve justificar a sua ausência.

Idoso tem que fazer recadastramento biométrico?

Os idosos que possuem mais de 70 anos de idade e desejam continuar votando devem ser recadastrados. A biometria é tipo uma revisão do eleitorado e é obrigatória para todos os eleitores, incluindo os facultativos, que caso não faça o recadastramento pode ter o título cancelado.

Mas, os eleitores facultativos no caso dos idosos a cima de 70 anos não sofrem as consequências resultante do cancelamento do título. Portanto os idosos que ainda são obrigados a votar precisam sim fazer o recadastramento biométrico para continuar votando de acordo com o que é exigido da lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *