Inscrições Enem 2021 (Como Se inscrever)

Saiba tudo sobre as inscrições Enem 2021 através deste artigo. Nele vamos mostrar o passo a passo de como se inscrever, o valor da taxa, quando será a prova, o que é Enem e muito mais conteúdos relacionados.

O Exame Nacional do Ensino Médio mais conhecido como Enem, foi criado no ano de 1998 e incialmente era usado para avaliar a qualidade do ensino médio no país, mas atualmente é usado principalmente para conseguir uma vaga no ensino superior.

O Enem tem o intuito de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da escolaridade básica, ou seja, do ensino médio. Quem pode participar do exame são alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já concluíram em anos passados.

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Sisu, Prouni ou Fies. Esse exame acontece anualmente e além de avaliar a qualidade do ensino médio ele também é o principal meio de acesso a cursos em universidades públicas e privadas.

Esse exame é organizado pelo Ministério da Educação e é composto por 180 questões e uma redação. Os conteúdos vistos nessa prova envolvem tudo o que o aluno aprendeu durante os três anos do ensino médio, e são divididos nas áreas:

Ciências da natureza e suas tecnologias: Química, Física e Biologia; Ciências humanas e suas tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia; Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: Língua portuguesa, Literatura, Língua estrangeira (Espanhol ou Inglês), Educação Física, Artes e Tecnologias da Informação e Comunicação; Matemática e suas tecnologias: Matemática.

Como se inscrever no Enem 2021

Para se inscrever no Enem 2021 siga o passo a passo abaixo:

Entre no site do Inep e toque em Inscrição;

Depois, preencha os dados que são solicitados, como o número do CPF e a data de nascimento. Depois, para dar continuidade à inscrição, o participante precisa preencher uma ficha com os seus dados pessoais, como endereço e número da identidade;

Em seguida, é necessário criar uma senha de no mínimo seis e no máximo dez caracteres. Saiba que é muito importante guardar essa senha, pois é com ela que o participante consegue consultar o resultado e participar dos processos seletivos que usam o Enem como critério de seleção;

Caso você precise de atendimento especial, então nessa seção deverá informar se precisa de atendimento especializado para realizar a prova;

Feito isso, é hora de selecionar um idioma que pode ser espanhol ou inglês, para responder as questões referente a prova de língua estrangeira. Depois, será necessário selecionar a cidade onde quer fazer a prova;

Agora é preciso responder algumas questões referentes à sua situação no ensino médio;

Em seguida, é preciso responder a um questionário socioeconômico com questões relacionadas ao grupo familiar e renda;

Feito isso é só finalizar a inscrição do Enem. Para isso, é só imprimir o boleto e fazer o pagamento da taxa (se necessário) até a data de vencimento.

Inscrições no aplicativo Enem

Saiba que só é possível fazer a inscrição no Enem pelo site oficial do Inep, não é possível se inscrever pelo aplicativo. Com o aplicativo do Enem só tem como visualizar o cronograma da prova, acompanhar o pedido de isenção de taxa de inscrição, acompanhar a inscrição, ter acesso às notícias e avisos, visualizar a nota e redação de provas antigas do Enem e conferir as perguntas frequentes e as orientações.

Portanto, não tem como se inscrever no Enem pelo aplicativo, só pelo site do Inep. O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova realizada pelos estudantes, onde o principal intuito dela é que os candidatos consigam uma vaga em algum curso de graduação.

Inscrições Enem 2021

Data de inscrição

Na manhã do dia 30 de junho de 2021 foram abertas as inscrições para a edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Os candidatos interessados em participar desse exame poderão fazer a inscrição até o dia 14 de julho de 2021.

Qual o valor?

O valor da taxa de inscrição do Enem 2021 é de R$85,00, o mesmo valor que foi cobrado no ano passado. A taxa pode ser paga até o dia 19 de julho em qualquer banco, aplicativos bancários, agências dos Correios e casa lotérica. Quem conseguir o pedido de isenção da taxa de inscrição estão dispensados do pagamento. Os pedidos foram mandados entre 17 e 28 de maio e o resultado foi divulgado no dia 9 de junho.

Quando será?

As provas digitais e impressas do Enem 2021 vão ser aplicadas nos mesmos dias: 21 e 28 de novembro, em dois domingos. O formato continua o mesmo dos anos anteriores, com 5h30 de duração no primeiro dia e 5h no segundo. No dia 21 de novembro os candidatos farão a prova de linguagens e códigos, ciências humanas e redação. Já no dia 28 de novembro eles farão a prova de ciências da natureza e matemática.

Cada prova do Enem tem 45 questões objetivas de múltipla escolha, o que totaliza 180 itens. E, a prova de redação cobra dos estudantes um texto dissertativo-argumentativo de um tema específico que só pode ser consultado na hora do exame. Provavelmente, o resultado do Enem 2021 será divulgado em janeiro de 2022, de qualquer forma o ideal é ficar atento nas datas.

As notas do Enem podem ser usadas para ingresso no ensino superior público e privado. Além disso, tem como estudar em outros países com a nota do Enem. O Sisu que é o Sistema de Seleção Unificada é o programa mais disputado entre os candidatos, pois ele oferece vagas em cursos gratuitos de instituições públicas.

Mas, também tem o Prouni que é o Programa Universidade para Todos que disponibiliza bolsas de estudo em faculdades particulares. E, o Fies que é o Financiamento Estudantil permite que os estudantes financie seus estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *