Inscrições Encceja 2022 (Inscrição Inep)

Saiba tudo sobre as inscrições para o Encceja 2021, como se inscrever, como funciona, taxas, isenção, datas, entre outros. Logo abaixo você vai conferir tudo sobre o Encceja, para que dessa forma você fique por dentro de todas as informações que são necessárias para fazer essa prova.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos mais conhecido como Encceja é uma prova voluntária e gratuita que serve para conceder o certificado de conclusão do ensino fundamental e também o certificado de conclusão do ensino médio, para as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada.

Sobre o Encceja: O Encceja é uma prova que é aplicada pelo governo federal e que oferece a adultos e jovens que não conseguiram concluir os seus estudos, a oportunidade de obter o certificado do ensino fundamental ou do ensino médio.

Os cidadãos que querem ter a certificação do ensino fundamental precisam ter a idade mínima de 15 anos de idade, já quem deseja obter o certificado de ensino médio é preciso ter no mínimo 18 anos de idade até a data da aplicação da prova. Lembrando que a participação no exame é voluntária.

As inscrições para participar do Encceja 2021 ocorrem totalmente online, por meio do site do exame que é do Inep. Se quer fazer a sua inscrição, então siga o passo a passo abaixo:

Entre no site oficial do Encceja; Informe o seu CPF e a sua data de nascimento; Selecione a figura solicitada e toque em Enviar;

Agora preencha os dados que são solicitados; Se precisa de atendimento especializado, informe no espaço indicado;

Em seguida é preciso colocar qual tipo de certificação deseja ter, a cidade onde pretende fazer a prova e qual instituição irá emitir o seu certificado;

Agora responda o questionário socioeconômico; Coloque um endereço de e-mail e número de telefone que sejam válidos para contato;

Crie uma senha para acessar a plataforma e envie a sua inscrição; Pronto a sua inscrição vai ter sido realizada.

Depois de ter finalizado a sua inscrição conforme orientado, é só aguardar pela data de liberação do cartão de confirmação, assim que for liberada a data é só acessar o site novamente com o seu login e senha. Através dele, você pode conferir em qual local irá fazer a prova, as datas e demais informações sobre o exame.

Taxas, isenção e datas: A  inscrição para realizar o Encceja é totalmente gratuita, portanto, qualquer pessoa tem o direito de participar do exame gratuitamente, desde que esteja dentro dos requisitos.

Inscrições Encceja 2020

O candidato só precisará pagar caso tenha feito a sua inscrição no ano anterior e tenha faltado no dia da prova. Se não tiver justificado a ausência, precisará pagar uma taxa para conseguir fazer a prova nesse ano.

As inscrições para a prova do Encceja nesse ano de 2021 começou no dia 11 de janeiro e vão ao fim no dia 22 de janeiro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio. Nesse ano a prova do Encceja vai acontecer no dia 25 de abril, no domingo, nos períodos da manhã que é das 9h às 13h e da tarde que é das 15h30 às 20h30

Para o ensino fundamental e para o ensino médio a prova é composta por quatro provas objetivas, e cada uma tem trinta questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas do Encceja seguem os requisitos básicos, que são estabelecidos pela legislação em vigor, e o exame é aplicado em um só dia.

Se for fazer esse exame, estude antes e aproveite que o Inep está disponibilizando em seu site oficial materiais de estudo para ajudar as pessoas que irão fazer essa prova.