Inscrições CNH Social 2021 (Gratuita)

Confira tudo sobre as inscrições CNH Social 2021 neste artigo. A seguir vamos mostrar quem tem direito a CNH social, estados que tem esse programa, onde é possível ver a lista de aprovados e muito mais.

Agora pessoas de baixa renda conseguem tirar a carteira nacional de habilitação de maneira gratuita através do CNH Social, um programa criado pelo governo no intuito de ajudar a população principalmente no mercado de trabalho.

Seguindo o passo a passo a seguir é possível solicitar uma CNH gratuita, para entender mais desse novo programa do Governo Federal leia nosso artigo completo.

Também mostramos como baixar a CNH Digital, o aplicativo do Detran que substitui a CNH impressa, facilitando muito a vida dos esquecidos, que agora só precisam de estar com o celular em mãos para ter a CNH.

Confira o passo a passo de como fazer a inscrição no CNH social, lembrando que são apenas alguns estados que contam como esse benefício, ainda não são todos.

É importante ressaltar que, esse programa é ofertado de formas diferentes em cada região, isso quer dizer que, pode ser que na sua região a forma de se inscrever seja diferente.

De qualquer maneira, o melhor jeito de saber é entrando em contato com o Detran do seu estado.

Quem tem direito a CNH Social

Quem pode se beneficiar com a CNH Social são só as pessoas de baixa renda. Devido a isso, os requisitos para participar desse programa são um pouco exigentes, confira agora quem tem direito e pode se inscrever no CNH Social:

  • Precisa ter mais de 18 anos de idade;
  • É necessário saber ler e escrever;
  • O solicitante precisa fazer parte do CadÚnico ou de algum outro programa social do governo federal, como o Bolsa Família por exemplo;
  • A renda familiar tem que ser de no máximo 2 salários mínimos;
  • O cidadão precisa ter pelo menos 1 anos de emissão da carteira de trabalho;
  • Estudantes matriculados na rede pública de ensino ou então na rede privada com bolsa integral;
  • Agricultores e ex presidiários que recebem até 2 salários mínimos e também estão dentro dos requisitos;
  • Estudantes que já se formaram, porém estão a pelo menos um ano desempregado.

Estados com a CNH Social

Não são todos os estados brasileiros que oferecem a CNH Social. Atualmente os estados com a CNH Social são:

  • Minas Gerais;
  • Espírito Santo;
  • Maranhão;
  • Paraíba;
  • Goiás;
  • Pernambuco;
  • São Paulo;
  • Rio Grande do Sul.

O programa CNH Social foi criado pelo governo federal e provavelmente irá se expandir para todos os estados. Por isso, se você atende aos requisitos para participar desse programa, entre em contato com o Detran do seu estado e verifique se eles fazem parte desse programa.

Inscrições CNH Social 2021

Onde ver a lista de aprovados

A lista de aprovados pode ser consultada no site oficial do Detran do seu estado. Portanto, é importante ficar atento após ter feito a inscrição, pois se o candidato perder a data para continuar o processo da CNH, ele não consegue seguir com o processo.

E, é importante ressaltar também que normalmente o Detran não envia e-mails e nem entra em contato com os inscritos que foram aprovados. Por isso, é necessário que os candidatos fiquem atento em relação a lista de aprovados.

Sobre a CNH Social

Não são todos estados que oferecem esse programa, mas existem previsões de ampliação desse projeto para que assim ele seja ofertado no Brasil todo. Ter uma carteira de habilitação pode fazer muita diferença no currículo de uma pessoa, por isso que o governo está oferecendo esse benefício para as pessoas de baixa renda, para eles conseguirem se inserir no mercado.

A ideia da CNH Social é deixa mais fácil o acesso ao documento de habilitação de maneira gratuita. Em diversas regiões, quem organiza esse programa é o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, conhecidos como SEST e SENAT. Mas, na maioria das vezes é o Detran do estado que fica responsável por tudo.

O principal público alvo da CNH Social é formado por jovens de baixa renda e por pessoas que desejam melhorar a sua situação no mercado de trabalho ou ainda que querem se inserir no mercado. Por isso, o programa oferece a oportunidade de tirar a primeira habilitação ou então trocar de categoria.

Até o momento, a CNH Social já conseguiu beneficiar milhares de brasileiros e o objetivo é ajudar cada vez mais pessoas com essa oportunidade e expandir esse programa para o Brasil todo.

16 comentários em “Inscrições CNH Social 2021 (Gratuita)”

  1. Luciana Monteiro Barbosa de Melo

    Muito bom essa decisão do Governo,
    Quero muito tirar minha CNH, espero conseguir dessa vez pois não tenho condições de pagar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *