Consulta Saldo FGTS

Confira agora como consultar saldo do FGTS, entenda melhor sobre esse benefício, confira algumas informações sobre o FGTS inativo e muito mais. Aqui neste artigo você confere tudo o que precisa para ficar por dentro de tudo sobre esse assunto.

FGTS significa Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e é um programa do governo que foi criado no intuito de proteger o trabalhador que foi demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

No começo de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos seus empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos trabalhadores que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.

Para consultar o saldo do FGTS é muito simples, e o saldo pode ser consultado no site oficial da Caixa, como vamos mostrar abaixo, também pelo Internet Banking, mensagens no celular e pelo aplicativo FGTS da Caixa. Veja agora como consultar o saldo do FGTS pelo site da Caixa:

Como consultar saldo FGTS

  • Acesse o site da Caixa clicando aqui;
  • Coloque o número do seu CPF ou do seu NIS, e toque em “cadastrar senha”;
  • Leia todo o regulamento e clique em “aceito”;
  • Preencha os dados pessoais que são solicitado;
  • Crie uma senha com até 8 dígitos, com números e letras e depois confirme;
  • Agora faça o seu login com a senha que cadastrou e com o seu CPF ou NIS e clique em acessar.

Consulta Saldo FGTS

Consulta FGTS inativo

O trabalhador pode consultar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço inativo, normalmente, assim como consulta o saldo normal. E isso pode ser feito como já mencionamos a cima, através do site da Caixa, através do aplicativo, e ainda é possível fazer um cadastro para receber mais informações sobre o FGTS por mensagens no celular.

Além disso, se preferir, o trabalhador pode ainda consultar o extrato do FGTS indo presencialmente até uma das agências bancárias da Caixa Econômica Federal. Também pode ir em um posto de atendimento e fazer a consulta usando o cartão cidadão, com a senha em mãos. Só não é possível consultar o saldo inativo do FGTS por meio do telefone.

Sobre o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais conhecido como FGTS foi criado pela Lei nº 5.107, dia 13 de setembro de 1966 e passou a ser vigente a partir do dia 1 de janeiro de 1967, com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa.

O FGTS é constituído por contas vinculadas, que são abertas em nome de cada trabalhador, assim que o empregador faz o primeiro depósito. O saldo da conta do FGTS é formado pelos depósitos mensais que são feitos pelo empregador, acrescidos de juros e atualização monetária.

Quem tem direito ao FGTS são os trabalhadores regidos pela CLT que firmaram contrato de trabalho a partir do dia 5 de outubro de 1988. Antes dessa data, a opção pelo FGTS era optativa.

1 comentário em “Consulta Saldo FGTS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *