Consulta Restituição do Imposto de Renda 2020

Confira agora tudo sobre a restituição do Imposto de Renda 2020, saiba como consultar, como vai funcionar, as datas e muito mais. Logo abaixo vamos mostrar tudo o que você precisa saber para ficar por dentro desse assunto que é tão importante.

O Imposto de Renda, conhecido também pela sigla IR é um tributo da espécie imposto que existe em vários países, inclusive no Brasil, onde cada contribuinte, seja ele pessoa jurídica ou pessoa física, é obrigado a pagar uma certa porcentagem de sua renda ao governo.

Sobre a restituição do imposto de renda: A restituição do Imposto de Renda acontece quando a Receita Federal detecta que o contribuinte pagou mais impostos do que precisa. Dessa maneira, ele tem direito de receber parte do valor de volta, e essa quantia é recebida de volta de acordo com as datas estabelecidas por eles.

Nesse ano de 2020 o tempo para fazer a declaração do Imposto de Renda se estendeu até o dia 30 de junho. E, quem fez a declaração adiantado, provavelmente deve estar esperando a hora da liberação da sua restituição. E os lotes do pagamento da restituição já estão sendo liberados.

Consulta Restituição do Imposto de Renda 2020

Consulta Restituição do Imposto de Renda 2020

As consultas podem ser feitas pelo telefone ligando no número: 146, na página da Receita Federal na internet, ou pelo aplicativo da Receita. E, o procedimento para fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física pela página na internet é muito simples. Para isso siga o passo a passo abaixo:

  • Entre no site da Receita Federal clicando aqui;
  • Agora preencha os dados que são solicitados, como o seu CPF, data de nascimento, código captcha e o ano do imposto de renda;
  • Em seguida, toque em Consultar;
  • Nesse momento vai ser exibido se houve ou não restituição.

Se deseja verificar a situação da sua restituição do Imposto de Renda pelo aplicativo no celular, saiba que o processo é muito simples de ser realizado. Para isso, siga as orientações abaixo:

  • Baixe o aplicativo Pessoa Física no seu celular, lembrando que o aplicativo está disponível na Google Play e na App Store;
  • Entre no aplicativo e conceda a permissão solicitada para que ele tenha acesso a seus arquivos;
  • Escolha a opção Consulta Restituição, digite o número do seu CPF e selecione o ano de 2020;
  • Agora clique no ícone da lupa;
  • Espere carregar que logo depois você vai conseguir conferir o seu resultado.

3 e 4 lote da Restituição do Imposto de Renda – Datas

A consulta aos lotes da restituição do Imposto de Renda é aberto em torno de uma semana antes da data do pagamento. E, para saber se o pagamento foi liberado o contribuinte pode acessar o site oficial da Receita, o aplicativo ou então ligar no número 146 para saber se o seu pagamento está ou não no próximo lote. Confira logo abaixo o calendário de pagamentos desse ano de 2020:

  • 1º lote: Dia 29 de maio de 2020;
  • 2º lote: Dia 30 de junho de 2020;
  • 3º lote: Dia 31 de julho de 2020;
  • 4º lote: Dia 31 de agosto de 2020;
  • 5º lote: Dia 30 de setembro de 2020.

Receita federal e o imposto de renda

A Receita Federal anunciou que recebeu mais de 20 milhões de declarações de imposto de renda nesse ano de 2020. Além disso, foram emitidas 19.927.584 declarações em seu sistema. Só em São Paulo foram 6,4 milhões, estado com maior número de documentos entregues.

O Leão foi o animal escolhido na década de setenta como mascote do IR, e enfrentar o leão não é uma tarefa prazerosa. Porém, todos os cidadãos que possui rendimentos acima de um valor determinado precisam prestar contas à Receita Federal todos os anos. A solução é estar sempre bem informado para declarar as suas despesas, e assim evitar multas ou qualquer outro problema com as autoridades.

O Imposto de Renda é um tributo que é cobrado todos os anos pelo governo federal sobre os ganhos de pessoas e de empresas. O valor a ser pago varia de acordo com os rendimentos declarados, de maneira que os cidadãos com rendas maiores pagam mais imposto, enquanto os que possuem rendas menores pagam menos.

Nesse ano de 2020, devido a pandemia do novo Coronavírus, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda foi estendido até o dia 30 de junho. Isso aconteceu pois os contribuintes informaram que não estavam conseguindo juntar os documentos necessários, devido ao isolamento social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *