Neste post vamos mostrar como consultar o Licenciamento 2021 pela placa, como realizar o pagamento, a tabela, o valor do Licenciamento e muito mais. Então confira tudo sobre esse assunto que é tão importante para os proprietários de veículos e fique por dentro de todas as informações necessárias.
O Licenciamento é o documento que comprova que os automóveis estão em dia com todas as obrigações de trânsito, permitindo que esses veículos possam circular normalmente pelas vias públicas. Se o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) não for pago dentro do prazo, o motorista ficará suscetível à multas ou até a perca de sete pontos na carteira de habilitação.
Portanto como o nome já diz, o Licenciamento é a permissão de uma licença. Sendo assim, é a permissão para que os automóveis circulem de jeito legal pelas vias brasileiras. Esse tributo é obrigatório e deve ser pago anualmente.
Para que isso não aconteça com você, é só continuar lendo este artigo que está bem completo para o entendimento do CRLV. Então acompanhe este post que assim você vai ficar sabendo de todas as informações necessárias sobre esse assunto.
Consulta Licenciamento 2021
A consulta do Licenciamento 2020 é realizado na internet, por meio do site oficial do Detran do estado em que a placa do seu automóvel estiver emplacado.
São várias as informações que são mostradas através dessa consulta, como valor, pagamento, multas e muito mais. Logo abaixo vamos mostrar o passo a passo de como consultar o Licenciamento 2021:
- Entre no site oficial do Detran do seu estado (em que o veículo está cadastrado);
- Clique em Licenciamento Anual;
- Agora informe o número da placa do seu veículo e o RENAVAM;
- Depois é só informar os caracteres de segurança e clicar em Consultar;
- Pronto, em seguida você vai ter acesso a todas as informações pertencentes ao Licenciamento do seu veículo.
Valor do Licenciamento 2021
O valor do Licenciamento 2020 vai variar de acordo com cada estado, e o determinante responsável por determinar esse valor é o Detran do estado junto com o SEFAZ (Secretaria de Estado de Fazenda). Diferente do IPVA, o preço cobrado pela renovação do CRLV não é tão alto, sendo em torno de R$100,00.
Mas é importante ficar dentro dos prazos corretamente, pois caso o valor for pago depois da data de vencimento, esse valor ficará sujeito a multas. Por essa razão é tão importante fazer o pagamento dessa taxa dentro do prazo estabelecido pela tabela.
Tabela
Bem como o valor, a tabela de pagamento do Licenciamento também varia de estado para estado. A data limite para realizar o pagamento da taxa fica determinada na tabela de licenciamento disponível no Detran de cada estado.
A partir do período determinado pelo Detran, quem não quitar os imposto vão ser considerados ilegais. Com isso, poderão receber multas para o veículo e para o proprietário do mesmo.
O pagamento são realizados de acordo com o último número da placa do veículo. Confira agora um exemplo da tabela de licenciamento do estado do Espírito Santo e de São Paulo:
- Espírito Santo:
- Final da placa 0: Dezembro
- Final da placa 1: Abril
- Final da placa 2: Maio
- Final da placa 3: Junho
- Final da placa 4: Julho
- Final da placa 5 e 6: Agosto
- Final da placa 7: Setembro
- Final da placa 8: Outubro
- Final da placa 9: Novembro
Agora em São Paulo…
- São Paulo:
- Final da placa 0: Dezembro
- Final da placa 1: Abril
- Final da placa 2: Maio
- Final da placa 3: Junho
- Final da placa 4: Julho
- Final da placa 5 e 6: Agosto
- Final da placa 7: Setembro
- Final da placa 8: Outubro
- Final da placa 9: Novembro
Como fazer o pagamento?
Por meio da consulta do Licenciamento 2021 como já mostramos a cima é possível emitir o boleto. E com esse documento impresso é só ir até uma das agências bancárias para realizar o pagamento.
O pagamento pode ser realizado na Caixa Econômica Federal, em Casas lotéricas, no Santander, no Itaú, no Banco do Brasil ou então no Bradesco.
Agora que você já sabe tudo sobre o CRLV que é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, consulte logo o seu e realize o pagamento dentro do prazo estipulado para evitar futuras consequências.
Também aproveite para compartilhar este post com amigos e familiares que também são proprietários de veículos automotores para que eles fiquem por dentro de tudo sobre o assunto.