Como Saber Onde Eu Voto (Eleições 2020)

Se você não sabe o local onde tem que votar, então fique tranquilo que logo abaixo vamos te mostrar como descobrir essa informação de um jeito bem rápido e prático.

Além disso, aproveite para conferir mais informações sobre as eleições que já está chegando. Aprenda “como saber onde eu voto” nas eleições 2020.

Todo eleitor brasileiro está cadastro para votar em uma seção eleitoral específica. Portanto, é essencial saber o número da sua zona eleitoral e o seu local de votação.

Por isso, a Justiça Eleitoral disponibiliza alguns jeitos que permitem ao eleitor saber em qual seção ele deve comparecer para fazer a votação no dia da eleição.

Como Saber Onde Eu Voto

Como saber onde eu voto

O TSE que é o Tribunal Superior Eleitoral possui uma ferramenta que permite que os eleitores consultem os números do título, da zona eleitoral e também o local da seção de votação. Para conferir tudo isso é só clicar aqui e indicar nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Tem como também obter o título de eleitor através do aplicativo e-Título, que está disponível para download em aparelhos de celular e tablets que utilizam os sistemas operacionais Android e iOS. Além disso, também tem como ter acesso a informações pela Central do Eleitor do seu respectivo estado.

Qual minha seção eleitoral e zona

No site oficial do TSE tem como obter essas informações, para isso é só clicar na aba superior, no menu Eleitor e eleições, depois selecionar a opção Serviços ao eleitor. Na lista, toque em Título de eleitor e, depois, faça a consulta pelo nome do eleitor ou número do título eleitoral. Na primeira opção, é preciso informar nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Já na segunda, é preciso ter em mãos o número do título e a data de nascimentos. Lembrando que os sites dos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais destinam também um espaço para consulta dessas informações. Ao realizar a consulta, o eleitor vai conseguir obter o número de sua inscrição eleitoral, zonal eleitoral e local de votação, com endereço completo.

Além disso, os usuários do Twitter e Facebook podem conferir onde votar nas páginas oficiais do TSE por meio dessas duas redes sociais. Para isso, é só o eleitor enviar uma mensagem e passar a interagir com o assistente virtual, conhecido Bot.

Ele vai dar as boas-vindas e irá perguntar qual o tipo de ajuda que a pessoa precisa. Em seguida, é só o eleitor escolher o que quer saber e seguir o passo a passo para conseguir a resposta. Através dessa consulta, tem como obter todos os dados necessários sobre a seção e o local de votação.

Outra maneira eficiente é o aplicativo e-Título, que é uma versão digital do título de eleitor, que também informa o local de votação e, através de ferramentas de geolocalização, guia o usuário até sua seção eleitoral. O aplicativo pode ser instalado de forma gratuita em dispositivos móveis nas lojas virtuais Google Play Store e App Store.

Além disso, o e-Título serve também como documento de identificação do eleitor se ele já tiver feito o recadastramento biométrico. Isso acontece pois a versão digital será baixada com foto, o que dispensa a apresentação de outro documento de identificação na hora do voto.

Mas, caso o eleitor ainda não tenha feito o recadastramento biométrico ele pode baixar também o e-Título para saber onde votar, porém deve apresentar um documento oficial com foto na hora da votação. Além dessas opções citadas, a consulta sobre o local da votação e demais informações podem ser feita também no serviço Disque Eleitor dos TREs, e se preferir o eleitor pode também ir ao cartório eleitoral mais próximo ou ao TRE do seu estado e consultar as informações pessoalmente.

O que eu preciso para votar?

No dia da eleição é necessário que o eleitor leve um documento oficial com foto, pode ser carteira de identidade, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira nacional de habilitação.

Também é importante levar o seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Caso prefira, pode instalar o aplicativo e-Título. É importante ressaltar que as certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora da votação.

Número do título de eleitor por CPF

Por meio do site oficial do TSE tem como consultar diversas informações como local de votação, número do titulo de eleitor, dentre outros. Para isso, é só preencher os campos indicados, com nome completo ou CPF, data de nascimento e nome da mãe, que depois disso todas as informações serão exibidas.

Além disso, instalando o aplicativo e-Título você vai conseguir ter todas as informações necessárias sobre o seu título, como o número dele, a sua seção eleitoral, a zona, dentre outras informações. O aplicativo é muito eficiente e o melhor, ele é gratuito.

Sobre as eleições 2020

O primeiro turno das eleições 2020 vai ser no dia 15 de novembro. Nos locais em que tiver segundo turno, a data é dia 29 de novembro. O horário de votação nesse ano foi ampliado devido a pandemia do novo corona vírus. Os eleitores vão poder comparecer às urnas de 7h às 17h.

E, é importante ressaltar que o horário entre 7h e 10h é preferencial, para pessoas acima de 60 anos de idade. Lembrando que o voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos.

Por conta da pandemia é necessário que o eleitor confira o local de votação antes de sair de casa, não esqueça de usar a máscara, se possível levar a sua caneta, manter distância mínima de um metro e evitar contato físico com outras pessoas.

É necessário também levar os nomes e números dos candidatos anotados, se possível não levar acompanhantes e nem crianças, não deixar para votar em cima da hora, respeitar o horário preferencial de votação dos idosos, limpar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. Caso tenha febre, fique em casa e não é permitido se alimentar, beber ou fazer atividade que exija a retirada da máscara no local de votação.

2 comentários em “Como Saber Onde Eu Voto (Eleições 2020)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *