Baixar Carteira de Trabalho Digital 2020

Confira agora como baixar a carteira de trabalho digital, como se cadastrar e ativar e descubra também se é possível apresentar essa nova versão da carteira digital no trabalho. Além disso, veja todo este post para ficar por dentro de todas as informações.

Várias pessoas ainda não sabem, mas o trabalhador brasileiro agora tem acesso a dados de Qualificação Civil e de Contratos de Trabalhos que constam na Carteira de Trabalho física em um aplicativo mobile, que foi desenvolvido de uma parceria entre a Dataprev e o Ministério do Trabalho.

Sobre a carteira de trabalho: Pensando em modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador brasileiro, o Ministério da Economia lançou a Carteira de Trabalho Digital, para substituir a Carteira de Trabalho física, que já está disponível para os cidadãos por meio de aplicativo para celular nas versões Android, iOS e Web.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para todo cidadão que venha a prestar algum tipo de serviço, seja no comércio, na indústria, na pecuária, na agricultura ou mesmo de natureza doméstica.

Baixar Carteira de Trabalho Digital 2020

Para ter acesso a carteira de trabalho digital, é só baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual do seu telefone que pode ser Play Store ou Apple Store, ou então acessar via Web pelo seguinte link: https://servicos.mte.gov.br/. E quem já possui cadastro no sistema acesso.gov.br é só usar o seu login e senha de acesso no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Inicialmente esse aplicativo traz benefícios como agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho por meio da integração de vários bancos de dados do governo federal. O intuito é facilitar a vida dos trabalhadores que sempre terão o documento em mãos quando precisarem fazer uma consulta, pois todas as experiências profissionais formais vão estar no aplicativo.

Os principais benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital serão: Integração das bases de dados do Ministério da Economia, maior aproveitamento das vagas disponíveis reduzindo o tempo de atendimento e agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único local, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas.

Como baixar a carteira de trabalho

  • Para ter o documento digital com todos os dados acessíveis no celular é muito simples, para isso o trabalhador precisa entrar na loja de aplicativos de seu celular, e buscar por CTPS Digital e instalar o aplicativo, lembrando que ele está disponível na Google Play e Apple Store;
  • Depois que terminar o download, abra o aplicativo, as próximas telas serão de informes;
  • Em seguida toque em Entrar;
  • Quem já possui cadastro no sistema acesso.gov.br, é só usar o seu login e senha de acesso para entrar no aplicativo, se não tiver é só fazer o cadastro;
  • Quando entrar na sua conta, vai ser necessário ler a política de privacidade, concordar e aceitar;
  • Depois disso, o usuário vai ter acesso a todas as informações que já constam na carteira de trabalho física.

Como se cadastrar e ativar

Para se cadastrar é só seguir as dicas que mostramos acima. Mas, iremos relembrar, sabia que é só baixar o aplicativo, tocar em Fazer Cadastro, preencher com as informações que são solicitadas e enviar. Depois de fazer o cadastro é só entrar e que você terá acesso a toda a sua carteira de trabalho na palma de suas mãos.

Saiba que, assim que você se cadastra e entra no aplicativo a sua carteira de trabalho digital já é ativada, não sendo necessário fazer nada mais do que o login. Assim que você se cadastra e faz o login, você já tem acesso a todas as informações da sua carteira de trabalho.

Posso apresentar no trabalho?

Sim. Atualmente a maioria das empresas já estão aceitando a carteira de trabalho digital ao invés da carteira de trabalho física, mas isso varia de empresa para empresa. Mas, como a carteira digital é mais fácil de ser utilizada ela já está sendo muito usada.

Mas, para não ter nenhum conflito com as empresas que você trabalha ou vai trabalhar, então faça as duas carteiras e tenha sempre as duas em mãos, pois tem empresas que ainda não aderiram a utilização da carteira de trabalho digital, mas outras já.

1 comentário em “Baixar Carteira de Trabalho Digital 2020”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *