O Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, popularmente conhecido por FGTS, é um direito dado a todos os trabalhadores devidamente registrados.
Atualmente, a internet tem facilitado o público a conhecer o saldo disponível no FGTS, quais as possibilidades de saque, e uma série de outros recursos. A seguir, saiba como baixar app do FGTS!
Se você deseja saber como baixar app do FGTS, saiba que esta tarefa pode ser muito mais simples do que se imagina.
Para que o download seja possível, você deve ter um smartphone conectado a internet – seja ele Android ou iPhone (com o sistema iOS).
Como baixar app do FGTS
- Vá até a loja de aplicativos do seu celular;
- Digite “FGTS” no campo de busca;
- Confira quais dos aplicativos que se referem de fato ao FGTS;
- Clique em “baixar”.
Dependendo do celular que se tem e das configurações, a senha do dispositivo pode ser pedida antes de baixar a ferramenta.
Agora, você já terá o app do FGTS em suas mãos, prontinho para ser utilizado!
Como consultar FGTS pelo aplicativo
Anteriormente, você aprendeu a baixar o app em seu celular. Neste tópico, nós iremos lhe ensinar como consultar FGTS pelo aplicativo.
Para isso:
- Conecte o seu celular a internet (seja 3G ou Wifi);
- Abra o aplicativo;
- Encontre a opção “cadastre-se”;
- Informe corretamente todos os dados solicitados (CPF, nome completo, dia em que nasceu, telefone e outros);
- Crie uma senha para acessar futuramente a sua conta.
Depois de concluir estas etapas, você finalmente tem acesso ao aplicativo do FGTS, e pode conhecer os seus direitos, saldo, e uma série de outras informações.
Aproveite para navegar e descobrir tudo que esta plataforma tem a lhe oferecer.
Quem tem direito ao FGTS
O FGTS é um direito de todos os trabalhadores. Mensalmente, o contratante deposita o correspondente a 8% do salário pago, e este dinheiro fica no fundo em questão.
Porém, uma dúvida muito frequente é sobre em quais situações o FGTS pode ser sacado. São elas:
- Antes da aposentadoria;
- Em situações de demissão sem justa causa;
- Caso o contratante venha a falecer;
- Se alguma doença grave for diagnosticada (como algum tipo de câncer);
- Para a compra da casa própria;
Entre outras.
Sempre que houver dúvida, você pode ir até uma agência física da Caixa Econômica Federal e solicitar informações com um atendente. Afinal, este é o banco responsável pelo FGTS, e saberá tudo sobre o assunto!
Sobre o FGTS Emergencial
Durante a pandemia, o governo buscou se adaptar as mais diversas necessidades da população, e tomando medidas possíveis, ofereceu alguns benefícios financeiros.
Um deles, foi o direito ao FGTS emergencial, que consiste na retirada de uma parte do dinheiro que está destinado ao fundo (como você viu anteriormente, para ser solicitado em ocasiões especiais).
O Saque do FGTS emergencial é um direito de todo trabalhador, que esteja com a conta ativa ou inativa, e queira receber o recurso.
Dados do FGTS
O FGTS é um programa social previdenciário, e visa sempre o bem-estar do trabalhador, nas mais diversas situações.
Para se ter uma ideia, o FGTS emergencial irá atingir mais de 60 milhões de brasileiros, e o valor total movimentado é de mais de 37 bilhões de reais.
Embora o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço seja um tema relativamente difícil de entender, deve-se ter em mente que ele é pago pelo contratante, e estará na Caixa Econômica a disposição, para que seja sacado quando o trabalhador preencher os requisitos.
A grande vantagem é que o FGTS está sempre acumulando, e em algum momento da vida ele retornará a você! Caso opte por sacar o FGTS emergencial, este valor será debitado do seu saldo (exatamente como em uma poupança)!