Baixar App Conecte SUS – Cadastro

Veja como se cadastrar e baixar o aplicativo Conecte SUS, entenda como funciona o aplicativo e aprenda como usar as várias funcionalidades do aplicativo do Governo.

Para facilitar o monitoramento da vacinação no País, o Ministério da Saúde está incentivando a população a baixar o Conecte SUS, um aplicativo que registra a trajetória de quem busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

No app é disponibilizada a Carteira Nacional Digital de Vacinação, ferramenta que permite que usuários e profissionais de saúde façam um acompanhamento da imunização.

O cidadão cadastrado, assim que receber a vacina, terá a dose registrada no aplicativo. Será possível consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada.

A partir daí, o cidadão e o profissional de saúde também saberão o dia exato de aplicação de uma possível segunda dose.

Esse mapeamento também vai evitar que uma pessoa tome doses de laboratórios diferentes.

O Ministério da Saúde esclarece que não é obrigatório ser usuário do Conecte SUS para ser vacinado. Caso você não tenha o aplicativo, é só levar ao posto de saúde um documento de identificação com número do CPF, na hora em que você for convocado para tomar a dose, de acordo com os grupos prioritários.

No local, também poderá ser feito o cadastro na base de dados do Ministério da Saúde, caso seja necessário.

A União Europeia está trabalhando para criar um passaporte de vacina válido para todos os países do bloco. Quem for vacinado poderá pular os controles mais severos impostos a todos os demais para entrar no país.

Outros países como EUA e China devem seguir o exemplo, embora a vacina não seja uma condição de entrada, isso poderá começar a se tornar obrigatório assim que as vacinas começarem a ser distribuídas de forma mais ampla em todo o mundo.

Assim, futuramente todas as companhias aéreas do mundo podem tornar o uso do passaporte de vacina obrigatório, como já foi anunciado por uma empresa de cruzeiros para maiores de 50 anos que só vai aceitar clientes vacinados.