Quando um Aposentado Morre tem que dar baixa no INSS?

Descubra agora se quando um aposentado morre tem que dar baixa no INSS, veja se tem como receber aposentadoria de uma pessoa que já faleceu, confira tudo isso e muito mais neste artigo que está bem completo sobre esse assunto que gera muita dúvida.

Manter uma família financeiramente é uma responsabilidade muito grande, principalmente para quem está aposentado. E manter a família financeiramente depois do falecimento do aposentado é uma tarefa que exige muita atenção, por isso vamos mostrar algumas questões sobre a aposentadoria depois que o aposentado morre.

Tem como receber aposentadoria de uma pessoa falecida?

Pode acontecer que depois do falecimento do aposentado o INSS continuar depositando a aposentadoria do mesmo durante algum tempo, e isso acontece por causa de uma falha de comunicação entre o INSS e o cartório que é encarregado de comunicar os falecimentos.

E se algum parente ou amigo do aposentado falecido tiver o cartão e a senha do mesmo ele pode realizar o saque indevido do benefício. Mas não é certo fazer isso, pois essa ação de receber a aposentadoria de uma pessoa falecida é um crime grave, onde a pessoa está sujeita à punição e até a devolução do dinheiro que foi retirado. Confira: Consulta Benefício INSS.

Quando um Aposentado Morre tem que dar baixa no INSS

Como dar baixa no INSS

Geralmente o cartório comunica a morte do aposentado para o órgão do governo. Só que, esse procedimento pode demorar um pouco, ou também pode acontecer do cartório não passar essa informação para o INSS.

E para evitar problemas maiores é interessante que a família do falecido se diriga até o INSS e comunique o falecimento do aposentado para o cancelamento do benefício.

Quando o aposentado morre posso receber até quando

Receber o benefício do aposentado após o falecimento do mesmo é considerado crime de estelionato, antevisto no artigo 171 do Código Penal. Por isso quando um aposentado morre não é certo e receber o benefício do mesmo.

Quanto tempo para dar baixa no INSS

Não tem um tempo específico, mas o quanto antes você der baixar no INSS melhor é, para evitar futuras complicações.

1 comentário em “Quando um Aposentado Morre tem que dar baixa no INSS?”

  1. Carlos Francisco Torchia

    Como fazer para receber 13 dias e 7/12 avos de pensionista, com 92 anos e 11 meses, falecida em 14/8/2019, e sepultada em 15/8, sabendo que sou seu filho e procurador até a data transata, e que não deixou nenhum bem e que seus filhos (6) confiaram-me o resgate e futura distruibuição. Fui ao Fórum de São Miguel Paulista e fiquei horrorizado com a cobrança (constituir advogado, cópias de certidão de casamento atualizadas, certidão de óbito de irmão falecido há mais de 40 anos, declaração de esposas, taxa de homologação etc.). Desisti, de imediato, mas não acho justo. Espero uma manifestação de encaminhamento plausível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *